3/09/2020

Ayrton "Lolô" Cornelsen 1922 - 2020

Recebi a notícia hoje, mas ele faleceu a cerca de 4 dias em sua cidade natal, Curitiba, por falência múltipla de órgãos.
"Pai" do primeiro traçado de Jacarepaguá, deu um depoimento contando para o blog como foi a construção da primeira pista, da quantidade de turfa que teve que retirar para colocar a base que receberia o asfalto, de como ele traçou as curvas e relevês para tornar o traçado veloz e técnico, bem ao gosto da época, de carros com baixa potencia e pneus finos, em que a habilidade do piloto deveria sobressair na capacidade de manter e controlar a velocidade nas curvas.
Experiente construtor de estradas, entre elas a lindíssima Estrada da Graciosa, por onde já tive o prazer de passar algumas vezes, Ayrton deixa um legado não só de obras como de idéias, como a caixa de brita, criada no autódromo de Luanda, que revolucionou a segurança das pistas, que até então usavam perigosos postes e telas para segurar os carros desgovernados que viessem a sair do traçado.
Quando da demolição do autódromo de Jacarepaguá, não consegui contato com ele, mas soube que estava desgostoso com os acontecimentos, afinal não era apenas uma obra sua, mas um patrimônio público que desaparecia.
Foi-se um grande homem, pouco conhecido do grande público, mas muito estimado pelos os que o conheceram.
Descanse em paz, quem sabe lá um dia olhando para o céu não o vejamos projetando autódromos nas nuvens.

Nenhum comentário: