9/30/2024

Atualizando a novela


 Hoje o Facebook me lembrou uma data e uma foto, de doze anos atrás, ainda tínhamos autódromo, em seus últimos dias, mas funcionando e nos proporcionando imagens lindas como essa que resolvi reproduzir aqui para nos lembrar o que perdemos, e até para mostrar para quem não viu ou não lembra, de como o autódromo era grandioso.

De quebra reproduzo aqui duas matérias que saíram nos últimos dias na imprensa, não que seja novidade, mas a coisa vai se desenhando aqui e ali o contornos do que vai acontecer daqui pra frente, semana que vem serão as eleições para prefeito, aqui na capital Paes deverá ganhar de lavada, se bobear no primeiro turno, já em Caxias o cenário é desfavorável ao candidato do atual prefeito, que poderá ir para o segundo turno com uma avaliação bem negativa da atual gestão.

TCE-RJ determina suspensão da licitação do Autódromo de Duque de Caxias

Em julho, Tribunal já havia apontado mais de 10 irregularidades no edital.

Por Gabriel Barreira, RJ2

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) determinou a suspensão do edital para construir o Autódromo Internacional de Duque de Caxias por ter identificado falhas graves no planejamento do orçamento da própria licitação. O projeto foi avaliado em R$ 330 milhões.

No final de julho, o Tribunal já havia apontado mais de 10 irregularidades no edital. Entre elas estão:

  • Falta de dotação orçamentária;
  • Estimativa de custo injustificada;
  • Falta de previsão da obra no plano plurianual;
  • Insuficiência de projeto básico;
  • e indefinição do regime de execução adotado.

Na época, o conselheiro Márcio Pacheco pediu mais informações ao município de Duque de Caxias, mas, após recebê-las, considerou que havia "vícios insanáveis", ou seja, nem mesmo com alterações no edital, os problemas seriam solucionados. 

 Dessa, forma, o conselheiro determinou a suspensão do edital, que estava marcado para novembro.

Agora, todos os outros conselheiros deverão analisar o caso. 

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2024/09/02/tce-rj-determina-suspensao-da-licitacao-do-autodromo-de-duque-de-caxias.ghtml 

 

 

Rock World, organizadora do Rock in Rio, planeja construir autódromo em Guaratiba com incentivo a cultura e esporte

Projeto do novo autódromo em Guaratiba prevê estações de BRT, atividades culturais e contrapartidas sociais, sem uso de dinheiro público

Para que o autódromo se tornasse viável, foi necessária a aprovação da Lei Complementar 162/2024, que passou em julho deste ano. O projeto inclui uma série de intervenções urbanas, como a criação de novas estações de BRT e a promoção de atividades culturais e shows no local, além das corridas. Também foi incluída uma emenda que destina parte da área para a construção de uma escola e de espaços públicos de esporte e lazer.

Carlo Caiado, presidente da Câmara dos Vereadores, destacou a importância do projeto para a cidade. “É preciso comemorar. Este projeto vai muito além do esporte, vai movimentar a economia, trazer mais empregos, renda e também criar uma área de proteção ambiental em Guaratiba,” afirmou. “A Câmara teve um papel crucial, ouvimos todos os setores e mostramos que o projeto beneficiará a todos. Além do automobilismo, teremos um parque e uma área de proteção ambiental para preservar as espécies locais. Ganha o automobilismo, ganham os cariocas e ganha o Rio de Janeiro.”

 

Impactos e Benefícios

O novo autódromo não só será um centro para competições de automobilismo, mas também promoverá uma série de eventos culturais quando não houver corridas. A proposta inclui a criação de infraestruturas como novas estações de BRT, facilitando o acesso ao local, e o incentivo ao desenvolvimento de atividades artísticas, proporcionando mais opções de entretenimento para a população.

Outro ponto relevante é a criação de uma área de proteção ambiental, que garantirá a preservação das espécies nativas de Guaratiba, transformando o espaço em um parque de uso público. A expectativa é que o projeto traga diversos benefícios econômicos para a cidade, gerando empregos e movimentando o setor de entretenimento e turismo.

 Além disso, as contrapartidas sociais são vistas como um ponto positivo, com a destinação de áreas para a construção de uma escola e espaços de lazer, reforçando o compromisso do projeto com a comunidade local.

https://diariodorio.com/rock-world-organizadora-do-rock-in-rio-planeja-construir-autodromo-em-guaratiba-com-incentivo-a-cultura-e-esporte/ 

 

Isso fecha o mês de setembro sobre notícias sobre o novo autódromo, vou continuar acompanhando, esperando a melhor solução possível para esse impasse que já dura doze anos.

Grande abraço e que venha outubro com bons ventos.

Nenhum comentário: