6/20/2024

Aprovado!

    Mais um passo, importantíssimo, para a volta do autódromo da Cidade do Rio de Janeiro, o Autódromo Parque de Guaratiba.

    Ontem, em segunda discussão, em plenário da Câmara, o projeto de lei foi aprovado, e agora segue para sanção do Prefeito.

    Importante lembrar que esse projeto não contempla investimento direto de verbas da prefeitura, mas um consórcio entre a iniciativa privada e o poder público através de concessão de direito de uso e direitos construtivos, o projeto sofreu algumas mudanças, mas em sua essência continua o mesmo, foram acrescentados projetos de melhoria viária e infraestrutural do entorno.

    Mas o que importa é que o processo está caminhando, apesar de algumas opiniões contrárias, em relação ao terreno e a impactos ambientais, temos que salientar hoje que o local é uma terra arrasada, sem árvores, sem nada, sujeito a alagamentos por falta de drenagem do solo adequada e correndo o risco de ser invadido por moradias irregulares, então urge dar uma nova destinação a esse terreno e recuperar para a cidade um equipamento muito importante para a indústria de turismo e eventos.

    Cabe lembrar que hoje estamos perdendo eventos automobilísticos até para Minas Gerais, que na época da demolição de Jacarepaguá não possuía nenhum autódromo e hoje possui dois em pleno funcionamento (Potenza, em Lima Duarte, e Cristais, em Curvelo), sem falar na questão de que o esporte a motor em nosso estado foi profundamente impactada pela ausência de uma pista permanente.

    Sempre acreditei que o autódromo deveria ser de operação privada, como o que está previsto no contrato, pois o automobilismo precisa de continuidade para tocar os seus projetos, isso ajuda muito a não haver interferências indevidas na atividade do autódromo, enfim, o que sempre deveria ter sido.

    Agora é aguardar a sanção do prefeito e a devida publicação no DO municipal, o que não deve demorar muito, espero em breve que as obras comecem de fato, e que em, no máximo, dois anos esse autódromo saia do papel.

    Posso parecer otimista, mas nunca é demais lembrar que já se passaram doze anos, é muito tempo, inclusive para se esquecer o que tínhamos, então esse esforço da prefeitura e do Vereador Carlo Caiado em promover a volta do autódromo tem que ser reconhecido e elogiado, principalmente pelo segundo, que desde de antes da demolição de Jacarepaguá vinha procurando alternativas para a instalação do novo autódromo.

     A lamentar apenas o tempo perdido com a tentativa de Deodoro, inviável desde o primeiro momento, que se arrastou durante quase uma década quando a resposta estava sempre ali, mas pelo menos a realidade se apresentou e a possibilidade de se recuperar o tempo perdido está sendo feita.

    E Vamos em frente, espero em breve estar registrando o início das obras do Autódromo da Cidade do Rio de Janeiro, o Autódromo parque de Guaratiba.


LINKS: Projeto do novo autódromo

             


Nenhum comentário: